terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Especial da Semana: Carmen Miranda - Carreira Internacional

Em 29 de maio de 1939 Carmen Miranda estreou no espetáculo musical "Streets of Paris", em Boston, com grande sucesso de público e crítica. As suas participações teatrais tornaram-se cada vez mais famosas. Em 5 de março de 1940, se apresentou perante o presidente Franklin D. Roosevelt durante um jantar na Casa Branca.
Em 10 de julho de 1940 retornou ao Brasil, onde foi acolhida com enorme ovação pelo povo carioca. No entanto, em uma apresentação no Cassino da Urca com a presença de políticos foi vaiada pelos que a consideravam "americanizada". Entre os seus críticos havia muitos que eram simpatizantes de correntes políticas contrárias aos Estados Unidos.
Dois meses depois, no mesmo palco, Carmen foi aplaudida entusiasticamente por uma plateia comum. No mesmo mês gravou seus últimos discos no Brasil, onde respondeu com humor às acusações de ter esquecido o Brasil e ter-se "americanizado". Em 3 de outubro, voltou aos Estados Unidos e gravou a marca de seus sapatos e mãos na Calçada da Fama do Teatro Chinês de Los Angeles. A estrela dela fica na 6262 Hollywood Boulevard (quero ir ver). 
Em 1946, Carmen era a artista mais bem paga de Hollywood e a mulher que mais pagava imposto de renda nos EUA.
No dia 25 de Setembro de 1998 uma praça em Hollywood foi rebatizada em sua homenagem.


Enquanto isso no Brasil, algumas tentam. Mas Carmen foi única.

Nenhum comentário: