segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Moda ecológica: dicas para consumir de maneira consciente

Você já pensou no impacto que cada peça de roupa comprada gera no planeta? Muito mais do que simplesmente optar por tecidos ecológicos, o vestir consciente engloba uma série de atitudes que os consumidores devem ter antes, durante e depois de realizarem suas compras.
“O foco da moda sustentável fica sendo os materiais, mas existem alternativas de ação que vão além, como identificar passivos sociais e ambientais que são impactantes em toda a cadeia produtiva do material”, explica Ana Cândida Zanesco, presidente do Instituto Ecotece, que realiza projetos de conscientização do consumo de moda.
Segundo Ana Zanesco, para ser um consumidor consciente é preciso buscar informações e conhecer os fundamentos da sustentabilidade. “Deve-se perguntar na loja qual é a procedência do produto, de onde ele veio, onde foi feito, qual seu material. Também é importante saber se o selo que algumas empresas colocam nos produtos existe realmente, quais os critérios do selo, se está creditado a algum órgão internacional. São ações complexas, mas que têm efeito”, explica.
A opção por peças feitas com algodão orgânico é um bom exemplo de consciência ambiental, já que a cultura dessa fibra é uma das mais poluentes do mundo. Segundo a organização americana Environmental Justice Foundation (algo como Fundação pela Justiça Ambiental), o plantio de algodão é responsável por 16% dos pesticidas utilizados no mundo inteiro, sendo que representa somente 2,4% das terras cultivadas.
Para quem está começando adotar critérios de consumo sustentável, Ana Zanesco dá uma preciosa dica. “Se for resumir em uma ação prática e rápida, procure roupas duráveis. Durabilidade é igual a sustentabilidade. Quanto mais durável for uma roupa, mais longa será sua vida útil e isso significa demandar menos do meio-ambiente. Roupas baratas e descartáveis são as mais prejudiciais, tanto no impacto ambiental como no social, porque se a roupa é barata, alguém está pagando o real custo dela – ou a natureza ou o trabalhador que foi explorado”, explica.

 A equipe do Ecotece.

Marcas e produtos que já respeitam alguns preceitos de sustentabilidade:

www.bagforlife.com.br Produz bolsas com materiais reciclados, como sobras da indústria moveleira e lonas de outdoors e navios.
www.herchcovitch.com.br Na sua última coleção masculina, o estilista Alexandre Herchcovitch produziu três peças com tecido 100% reciclado feito com sobras da insdústria têxtil.
www.edenorganic.com.br  A marca Eden produz suas roupas com algodão orgânico e pigmentos naturais.
www.gooc.com.br As solas das sandálias Goóc são feitas de pneus reciclados.
www.redeasta.com.br  A rede Asta gera rendas para comunidades populares com a fabricação de peças de materiais reciclados, como bolsas de retalhos, de fibra de bananeira e até de coador de café!
www.osklen.com  A última coleção da Osklen conta com algodão orgânico e tingimentos naturais.
www.nanahayne.wordpress.com  A artista plástica Naná Hayne transforma lixo eletrônico em acessórios.
www.ecochoice.com.br  O site Ecochoice reúne diversas marcas e vende pela internet produtos como jeans orgânico, bolsas de lona reciclada, anéis de vidro reutilizado e almofadas de sobras de tecido.
www.unilingerie.com.br  A marca de lingerie Universo Íntimo criou a linha eco Organic, feita de algodão orgânico.
www.donafusion.com  A canga Dona Fusion é feita de tecido de garrafas PET recicladas e produzida pela Daspre, grupo de detentas da Penitenciária feminina de Santana.

Nenhum comentário: